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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO UFA!!!


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Um comentário:

  1. Em O Indivíduo Isolado [The Isolated Individual] Holzman&Newman denunciam que as informações manipuladas pelos “agentes sociais de controle” (Indústria, Forças Armadas e Escolarização) não dizem respeito a indivíduos porém antes buscam referir tipos de pessoas;
    A contestação da validade e generalização dos testes de inteligência remonta ao início do século XX. Um excelente argumento que contraria a lógica “míope” deste tipo de empreendimento psicométrico é a formulação de sua antítese: a ZDP = Zona de Desenvolvimento Proximal – Metáfora forjada originalmente por Vigotskii para referir a região entre o “nível de desenvolvimento potencial” e o “nivel de desenvolvimento real” que lhe serviu de fundamento para contestar veêmentemente as crenças no método supostamente “científico” de mensuração da inteligência de Binet&Simon que inspiraram os famigerados “vestibulares” ou testes para medir o QI (quociente de inteligência): “A deficiência comum a esse tipo de pesquisas experimentais consiste em que se coloca como fundamento uma noção completamente errônea sobre certos dons de inteligência gerais... esses sistemas representam apenas a pesquisa do intelecto, mas não das esferas emocional e volitiva dos alunos.” Cf. VIGOTSKI, L. S. (2003) “O método de Binet-Simon” As formas fundamentais do estudo da personalidade da criança. Psicologia Pedagógica – Edição comentada por Guillermo Blanck. P. 297-306.

    Um excelente relato dos problemas enfrentados pelas pesquisas em Educação Comparada pode ser encontrado nos capítulos 2, 3 e 4 de COLE, Michael (1998) Cultural Psychology - a once and future discipline. [Psicologia Cultural: A vez de uma Futura Disciplina] Cambridge-Massachusetts and London-England: Harward Univesity Press. Na opinião de Cole “...parece que estamos vivendo um período em que ortodoxias não mais possuem poder para rechaçar novas possibilidades:... a possibilidade de... rever nossa caminhada e tomar outro rumo, o caminho não trilhado em que a cultura é pensada como tão relevante quanto a biologia e a sociedade para a formação da natureza humana dos indivíduos.” [... we seem to be living in a period when orthodoxies no longer retain their holding power and new possibilities abound: … the possibility of … starting out on the road not taken, the road along which culture is placed on a level with biology and society in shaping individual human natures.(p.101)]

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